Há um velho ditado que diz assim: "uma maçã por dia, mantém o médico longe". Mas também há muitas outras frutas com alto valor nutricional como a maçã. Frutas são muito úteis para o corpo humano. Neste artigo você vai aprender mais sobre os benefícios da jaca e suas propriedades.

A jaca detém a distinção de ser a arvore com o maior fruto suportado pois uma única jaca pode pesar mais de 35 kg. No entanto, a maioria das jacas chegam ao mercado com cerca de 5 a 10 kgs. A jaca pertence à família da amora e é nativa do Sul e Sudeste da Ásia. A carne da jaca é fibrosa e tem um sabor doce tropical. O sabor é melhor descrito como uma combinação de um abacaxi e uma banana com notas de manga.
Jaca


Estas frutas podem ser comidas em forma verde e madura. Ela é repleta de Vitamina A e Vitamina C, ferro, potássio, cálcio, niacina, tiamina, riboflavina, etc. Você deve saber mais sobre os benefícios de comer jaca. Aqui estão alguns benefícios da jaca.

Índice Glicêmico da jaca 

Pessoas que precisam gerenciar seus níveis de glicose no sangue através de um regime dietético podem incluir semente de jaca como parte de sua dieta, mas somente a semente pois o resto da jaca contêm alto índice glicêmico chegando a 70. Semente de jaca são uma boa fonte de amido e fibra dietética. Cozidos ou no vapor semente de jaca com alguns condimentos simples podem criar um baixo índice glicêmico (IG) e é uma refeição deliciosa e importante. Alimentos de baixo IG são alimentos que não causam um aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Benefícios da Jaca para a Energia 

Jaca contêm açúcares simples, como frutose e sacarose. Estes açúcares são absorvidos rapidamente e facilmente por nossos corpos e assim por comer uma pequena porção dessa fruta vai lhe dar um impulso de energia imediato. Você pode ter uma tigela de jaca refrigerado como um lanche pós-treino para ajudá-lo a recuperar mais rapidamente.

Benefícios da Jaca para Visão 

Jaca contêm muitos nutrientes que suportam a saúde dos olhos, incluindo beta-caroteno, vitamina A, luteína e zeaxantina. O betacaroteno é sintetizado pelo nosso organismo e é convertido em vitamina A. A vitamina A é fundamental para uma boa visão do olho já que ela é necessária para a visão adequada em condições de pouca luz. Ele também suporta o funcionamento normal da córnea e da membrana conjuntiva. A luteína e a zeaxantina são os únicos carotenoides que são depositados em grandes quantidades na retina onde elas filtram a luz prejudicial e protegem e mantem a função de células saudáveis. O corpo humano não pode sintetizar esses nutrientes, razão pela qual eles têm que ser incluídos em nossos planos de dieta diária. Faça da jaca uma parte de sua dieta regular para reduzir o risco de catarata, glaucoma e degeneração macular.

Benefícios da Jaca para a Imunidade 

Graças à vitamina C contida na jaca, ela irá mantê-lo a salvo de bactérias e infecções, aumentando e auxiliando a função das células brancas do sangue.

Benefícios da Jaca na prevenção do Câncer

Jacas contém fitonutrientes como lignas, saponinas e isoflavonas. Estas propriedades das jacas são vitais na luta contra o câncer devido os seus compostos anti-câncer e anti-envelhecimento.

Os Benefícios da Jaca na Prevenção e Cura da Anemia

Jaca contêm muitas das vitaminas e minerais que são necessários para a produção de sangue. Isto inclui a vitamina A, vitamina C e Vitamina E, bem como o cobre, manganês e de magnésio. A anemia por deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia. O corpo humano necessita de ferro, a fim de produzir hemoglobina, que transporta o oxigénio para todas as células do corpo. Níveis mais baixos de ferro resulta em níveis mais baixos de hemoglobina, o que resulta nos órgãos que recebem menos oxigênio, e este fato dificulta o seu funcionamento. Jacas são uma boa fonte de ferro e assim incluí-los em sua dieta regular irá ajudar a prevenir e até mesmo curar anemia por deficiência de ferro.

Benefícios da Jaca para Controlar o Diabetes 

As pessoas com diabetes são aconselhados a limitar sua ingestão de alimentos doces, mas elas estão autorizadas a comer frutas com moderação. Jacas contêm carboidratos,e é por isso que é importante manter uma faixa do tamanho da dose; no entanto, elas também contêm várias vitaminas e minerais, o que ajudará a reduzir o risco de complicações diabéticas. Os cientistas que estudaram a relação entre jaca e diabetes descobriram que pacientes diabéticos que receberam extratos de jaca tinham melhorado a tolerância à glicose, em comparação com aqueles que não receberam o extrato. As folhas de Jaca têm sido uma parte da medicina tradicional para a diabetes na Índia e a investigação recente sobre os efeitos das folhas da árvore de jaca em ratos diabéticos descobriram que elas contêm certos produtos químicos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Todos os resultados preliminares indicam que as folhas de jaca podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue em seres humanos e pode ser utilizado para controlar a diabetes.

Benefícios da Jaca para a Saúde dos Ossos 

Jacas contêm cálcio, que é essencial para a boa saúde dos ossos. O cálcio é necessário para a formação e manutenção dos ossos. Consumir jaca em uma base diária vai ajudar a prevenir e gerir problemas ósseos, como artrite e osteoporose. Jacas também contêm potássio, o que ajuda a reduzir a perda de cálcio, e isto por sua vez aumenta a densidade dos ossos tornando o osso mais forte e menos propenso a problemas. Jacas são uma boa fonte de magnésio, o que é necessário para a absorção de cálcio no interior do corpo. Elas também contem pequenas quantidades de manganês, fósforo e zinco que são minerais necessários para uma ótima saúde óssea.

Benefícios da Jaca na Melhora da Digestão 

Jacas contêm muita fibra solúvel e insolúvel. 100 gramas de jaca fornece 1,5 g de fibra, que é de aproximadamente 5% da dose diária recomendada de uma pessoa. A fibra alimentar na jaca ajuda mantém as fezes macias para que elas possam passar facilmente através do sistema digestivo. A fibra solúvel atrai a água e forma um gel durante a digestão, que se liga a gordura e reduz a absorção de colesterol. A fibra insolúvel absorve água, mas não se dissolve e por isso ajuda a prevenir a constipação e outros distúrbios digestivos.

Benefícios da Jaca para a Saúde do Coração

Jacas contêm potássio, que é essencial no controle da pressão arterial e freqüência cardíaca. Uma dieta que é rica em potássio também irá reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. Jacas também são uma excelente fonte de vitamina B6, que é uma vitamina amigável ao coração. Jacas também contem o resveratrol, que tem efeitos cardio-protetores e pode ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares tais como a isquemia, a hipertensão e aterosclerose.

2 comentários:




  1. pré diabetica quantas polpa posso comer por dia sendo que faço dieta com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Tenho diabetes.
    Minha taxa de glicemia e de 160 ... ate 200 ja esteve. Agora ela varia de 137 160 até 164 chegou esses dias
    Ha 200 foi em janeiro.
    Depous trocou meu medicamento e abaixou para 160 a baixo. Só não consigo abaixar para 100.
    Sera que melhora se tomar cha da Folha da jaca ?

    ResponderExcluir

 
Top